sobre Canoa Quebrada

Confesso ter guardado só para os mais íntimos e familiares aquele que foi durante anos, um dos nossos esconderijos, nosso revigorante lugarzinho especial.

Canoa Quebrada é muito mais que uma praia paradisíaca,sim parece o paraíso... mas o que a torna inesquecível e especial, como quase  todos os outros lugares encantadores do mundo, são as pessoas do lugar!
A gente de Canoa nos faz sentir em casa, meio fazendo parte da família...
é claro que nesses últimos anos com a chegada de tantos "forasteiros" os "nativos" como eles ainda se denominam, mudaram um pouco.
Depois de tantas trocas de presentes, o passado e o futuro se misturam e viraram um samba do crioulo doido,
mas com bossa, ritmo, leveza, alguns toques de delicadeza e gentileza, uma beleza!!!

Já tivemos por lá nossa própria Gretchen,
uma confraria no banco...dos Cornos,
Marcela do Todo Mundo,
entrega do próprio Oscar,herói nacional Dragão do Mar ,
Zé Melância, Dona Cocota, o Astral, ainda temo o Jura, Jota Jota, Saúde, o Congay a cada Reveillon,
e tem ainda a nossa própria Broadway!

Antes tínhamos também, que descer no pé das dunas para ir caminhando até a aldeia, os lampiões , as labirinteiras...
As meninas continuam sonhando com um futuro melhor, sonhando com maridos, namorados, príncipes encantados e muitas os encontraram, outras perderam por lá...sofreram ...
Tantos sonhos misturados e idiomas somados, criaram uma gama de gente mestiça, bonita, sorridente, viajada!


Em Canoa é mais comum uma criança passar férias na europa do que conhecer outra capital brasileira, além daquela onde se pegou o avião.
Campeonato de gamão internacional, acontece todo dia, sentar e misturar uns três idiomas a cada conversa é tão normal quanto falar mau do técnico da seleção brasileira em copa do mundo...e nessas datas; torcidas das mais variadas são formadas e o final é sempre o mesmo, acaba tudo em uma festa da gastronomia.
Já que a por lá, restaurante internacional das mais variadas etnias não faltam.
E por falar em festa, já é de praxe, todo 06 de janeiro, abrem-se alas e baús para o grande festejo do Paulo Rogério, que ninguém sabe ou explica direito porquê da promessa, mas ele todo ano faz uma grande festa, onde todos viram reis e rainhas ou o que queiram virar, já que o tema é livre e a fantasia está sempre no ar!
Por Canoa já passaram cavalheiros, nobres poetas, alguns atletas, artistas, arteiros, alguns macumbeiros, profetas, gente da dieta, arruaceiros, macrobióticos, missionários, outros guerreiros, novelas, padres, regueiros, filmes e muitos estrangeiros, baladeiros, sanfoneiros, loja de tudo também...
teve suicída, alguns homicídas, outros até hoje prisioneiros,
uma galera de paz, os seresteiros, gente séria, gente da gente, gente que mente, gente festeira. Igreja tem um bocado, assim como o pecado , o futebol e barco pesqueiro. Tem casamento que dura, vida dura no casamento, gente que chega amando e sai odiando, gente que encontra o amor,
tem anedota, potoca, jogo do bicho, gente com crucifixo, a galera do deixa disso, pão dormido, cerveja gelada, tem a dona Pelada, homem sarado, meio afeminado, gente que corre, alguns que morrem, gente famosa, gente sebosa, cabelo enrrolado, salão com ar condicionado, comida de todo canto, algum pranto, doce enfeitado, bar mal assombrado, castelo encantado e o céu sempre estrelado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário