Luzia, a primeira brasileira?

Ainda gravando para o Oi Brasil fomos a Lagoa Santa, onde uma dúvida adormecida, reascendeu...acompanhem meu raciocínio por favor...

Quase todos os brasileiros sabem ou já estudaram que no dia 22 de abril de 1500, o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral ??? Certo? Há controvérsias...

Eu nunca acreditei muito nessa parte da história, desde os tempos de colégio,
lembro de ter perguntado para as professoras que tentavam me ensinar essa lição, se:


- Os índios que estavam aqui, não descobriram primeiro?

- Na verdade os portugueses só invadiram né?

(Elas nunca concordaram com o meu ponto de vista...)

Mas no fundo eu sabia que essa história estava literalmente mal contada. E haviam traços notórios que outros navegantes já tinham aportado em nossa vastíssima costa.

Na verdade eles, os portugueses, nem queriam descobrir nada... talvez precisassem apenas de bússolas ou mapas melhores... pegaram "o caminho errado para as Índias" e disfarçando, cometeram uma invasão no novo território, é como vejo.

Como será que estão ensinando essa lição hoje em dia, com a descoberta de Luzia??? Como foi batizado o crânio mais antigo das américas, descoberto na região de Lagoa Santa, Minas em Gerais em 1975.

Até então, acreditava-se que antes de Cabral e Colombo, o continente americano tivesse sido ocupado uma única vez, pelos antepassados dos índios atuais! A descoberta de Luzia, descarta essa versão e muda a nossa história para sempre!

O fóssil humano só foi devidamente identificado alguns anos mais tarde e para surpresa geral, descobriram que o mesmo tinha 11.500 anos e era de uma mulher com traços negros.

Ou seja, durante "onze mil e quinhentos anos" , Luzia permaneceu intocada, coberta por aproximadamente 13 metros de detritos minerais, numa caverna. Passaram mais de 100 séculos para a mais antiga brasileira, ganhar notoriedade no mundo científico internacional!

A pedido da BBC, a Universidade de Manchester na Inglaterra reconstitui a fisionomia de Luzia, confirmando o que já havia sido revelado no Brasil, sim , Luzia era uma mulher de aproximadamente 20 anos e negra.

Contrariando os antigos estudos que afirmavam ser o povo indígena, o único a ter ocupado o solo brasileiro antes da chegada dos portugueses.

Então me ocorre novamente a pergunta, teriam sido os portugueses que realmente descobriram o Brasil, ou apenas o povo que a quis reconhecer como uma conquista para si, primeiro?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário