abaixo o COVER...

Acho literalmente uma falta de criatividade total esse tal de COVER, seja musical, teatral, publicitário, cinematográfico ou na vida real.

De tanto que abomino, criei junto com um amigo o "Primeiro Rock Festival" do Paraná, já há muitos anos atrás, acho que 1992 ou 93, isso não lembro. Mas foi sensacional!!!

Eu tinha na época, em Curitiba um programa na TV Manchete, uma espécie de "revista eletrônica" semanal o TVM,repleto de novidades e agenda cultural, sorteios promovidos pelo Boticário, um desfile das bandas locais e seus repertórios nem sempre originais.

A parte do programa que cobria teatro,era uma beleza, moda, publicidade... tudo funcionava, só o que me incomodava era ver tantos músicos bons, fazendo COVER de alguém. Lembro do Dr. Smith, Bethoveens,Ipsis Literis, Gypsy Dream...e mais uma porção.

Eu que já era ousada, resolvi dar uma mão... para irem em outra direção, criei o Festival para incentivá-los a tocarem suas próprias composições, e com meus contatos lembro ter conseguido, passagens aéreas para os jurados, uma viagem para Aruba a ser sorteada no dia da exibição para platéia, e para os três primeiros colocados vídeo clips, profissionais... e um CD para o primeiro lugar, feito pelo estúdio Alma Sintética, o melhor da região.

Contei com a ajuda de Sérgio Sofiatti e meu irmão André Kritski,para redigir os ditames da ficha de inscrição e as normas da realização.
Renatinho Burgel para a gravação do CD,e hospedagem do nosso artista convidado especial...com Mário Nicolau para fechar o Coração Melão, palco das nossas bandas e a contratação de uma grande atração...que foi "o Gabriel Pensador".

Com minha ingenuidade liguei para a MTV, e por termos os nomes parecidos, TVM...rsrs, pedi para falar com o diretor de programação, e falei com o Zico, prá quem pedi emprestado um VJ para ser jurado também, ele mega gentil, acho que se assustou com tamanha ousadia, e nos mandou "emprestado" Thunderbird... que eu distraída no dia com tantas coisas a resolver, esqueci de pegar no aeroporto, estava na época já usando um celular,um NEC tijolão, eis que do outro lado da cidade, uma hora de atraso, ele esperou e me ligou: "ei cara", vcs não vem me buscar não?

Lá em casa já estavam hospedadas, Andréa Rock and Roll e uma representante da 89 FM do Rio, todos nossos jurados e encaminhadores dos nossos novos talentos...eita tempo bom!

Nicolau também era responsável pela divulgação na FM do grupo da Televisão, não lembro direito mais acho que era Cidade FM e da da mega faixa do palco também, lembrei.

Gravamos chamadas especiais para passar no telão antes que cada banda subisse ao palco, mega infra estrutura, o Coração Melão  LOTADO, e eu de Cabidella apresentando "AO VIVO" do palco com Thunderbird e Rodrigão.

Uau, que festa, ficaram mais de mil pessoas para fora, sem conseguir ingressos para entrar, as bandas COVER da cidade levaram uma legião de fãs, e familiares,rsrs. Mais o show do Gabriel Pensador no auge, foi um aglutinador!

E isso tudo é prá contar que DETESTO COVER há muito tempo, gosto mesmo de quem tem ousadia e se arrisca, faz sua própria linguagem de comunicação, então decreto ABAIXO cópias, chega de falsificação!

Que tal soltar as amarras, ousar e criar...mesmo que a princípio seu público seja menor, será com maior convicção.

Chega de referências dos outros, vamos virar REFERÊNCIAS então!

Um comentário:

  1. Que bacana querida Lu você fazer este resgatem histórico do Festival TVM, sua cria, lembro-me muito deste evento, dos shows, das pessoas, dos clips e em especial da hospedagem do maluco Thunderbird no meu apartamento!!! Figura rara! Saudades deste tempo aonde os sonhos se tornavam realidade em piscar de olhos!

    ResponderExcluir